Pular para o conteúdo principal

Quem não cresce, desaparece!

Gostaria de citar um texto ao qual ilustra muito bem o título deste artigo: "A diferença entre o trabalhador ingênuo e o profissional", por Seth Godin. 
"O fazendeiro ingênuo cuida da sua fazenda da mesma forma que seus pais, avós e bisavós faziam. Ele planta, torce pelo sucesso e colhe. Tudo que vier é resultado da vontade dos deuses.
O fazendeiro profissional mede. Ele testa, entende como as coisas funcionam e está sempre testando coisas novas para melhorar seu processo. Quando a falha acontece, ele não descansa até entender o porquê.
Eu não gosto da palavra amador, porque não é uma questão de dinheiro. O fazendeiro ingênuo está falhando ao não assumir a responsabilidade e aprender com os erros.
O corredor ingênuo simplesmente coloca um tênis e vai correr (mas não termina). O corredor profissional treina.
O trabalhador de escritório ingênuo simplesmente esvazia sua caixa de e-mail. O profissional trabalha para entender como o escritório funciona.
Normalmente, o profissional pergunta: O que vem agora? Como melhorar? Isso vale a pena? Por que isso está acontecendo?
[Por sinal, é possível ser ingênuo e feliz. O que é difícil é ser ingênuo e produtivo.]
Acompanhando algumas empresas bem pequenas, ficou claro que o maior desafio é transformar o ingênuo em profissional. Uma vez que você abre essa porta, tantas coisas começam a fazer sentido.
Antes de vender um serviço, produto ou ideia para o ingênuo, você precisa convencê-los a ser profissionais."
-----------------------------------------------------------------------------
Quando li o texto acima no Facebook de um amigo empresário de softwares de gestão agropecuária, lembrei exatamente do mercado em que a Gesser Consult atua, muito semelhante ao dele. O mercado de beleza e estética também é repleto de ingênuos. Trabalho todos os dias para convencer os empresários e profissionais de beleza e estética a se profissionalizarem em administração e gestão de seus negócios, sendo assim mais produtivos neste mercado cada dia mais competitivo. 
Exemplos de sucesso daqueles que já "acordaram" para a necessidade de profissionalização em administração e gestão são inúmeros, cada dia surgem grandes redes de salões de beleza e centros de estética, pipocando pelas principais cidades do país.
O que ainda escuto dos pequenos empresários, que possuem seus salões de beleza, centros de estética e barbearias há mais de 10, 15, 20 anos é que estão muito bem como estão, não querem crescer, estão acomodados. Quem se acomoda, fracassa, não sobrevive! Grandes redes estão invadindo o mercado e alguns pequenos e médios empresários já estão se profissionalizando, se especializando, ampliando seus negócios de olhos bem abertos no mercado de beleza e estética (que a cada dia está mais atento à qualidade dos produtos e serviços oferecidos, clientela altamente instruída e com poder aquisitivo crescente). Crescer virou questão de sobrevivência! Tornou-se vital que os empresários e gestores deste setor passem por cursos profissionalizantes e atualizações constantes em administração e gestão, para poderem enfrentar a concorrência, cada dia mais especializada e ávida por clientes.
Como Administradora, sou extremamente contra comodismo, temos de vencer etapas, nos aprimorarmos constantemente, sermos cada vez melhores, nossos clientes merecem e reconhecem nosso esforço e dedicação!
Não seja ingênuo, profissionalize-se, única maneira de conquistar este mercado promissor brasileiro, hoje 3° colocado no ranking mundial no consumo de produtos e serviços de beleza e estética.
Quem não cresce, desaparece!

Adm. Patricia Gesser da Costa
Diretora Geral
Gesser Consult - Administração de Negócios em Estética

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Devo fazer o Curso de Gestão? Pra que?

“O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.” ― Cor a Coralina Vê-se que a caminhada que realizamos e que as sementes que plantamos no decorrer da nossa vida, pessoal, acadêmica, profissional é que irão definir o que colheremos. Somos seres integrados (o lado pessoal e profissional estão sempre juntos) e, desde que nos entendemos por gente utilizamos técnicas administrativas (mesmo que informalmente) para gerir nossas vidas. Planejamos o que fazer, como fazer, quando fazer, desde o momento em que acordamos até o final do dia, ao cairmos no sono. Recrutamos e avaliamos oportunidades que nos vêm no decorrer da caminhada, procuramos nos capacitar para ocuparmos uma colocação melhor na sociedade que vivemos, avaliamos nosso desempenho e daqueles com quem convivemos e, muitas vezes promovemos ou desligamos pessoas do nosso convívio. Realizamos a administração das nossas finanças, no constante equilíbrio das ...

Ética e Coleguismo: a Relação Humana nos Salões de Beleza

Como Consultora e Assessora Empresarial em Salões de Beleza, vivencio várias situações constrangedoras pertinentes às relações humanas no ambiente de trabalho dos negócios em estética que visito e atendo. Profissionais criticando o trabalho dos colegas para se sobressair com a clientela, pessoas relaxadas com a aparência pessoal e do material de trabalho, clima de fofoca envolvendo colegas e principalmente clientes, enfim, um ambiente profissional improdutivo. Quando seu cliente agenda um horário em um salão de beleza ou clínica de estética, quer ficar mais belo, melhorar a auto-estima, relaxar e se deixar cuidar, almejando sair melhor do que entrou, mas muitas vezes, seu cliente fica esteticamente melhor, mas emocionalmente pior. Você, profissional de beleza, acha que seu cliente não percebe a desarmonia que existe em seu ambiente de trabalho?  Impossível! O clima de  stress  transparece em cada escovada, pincelada e puxada de pêlo que você dá! ...

Marketing: o que se deve fazer para vender mais e melhor a empresa e o profissional de estética.

Marketing, um assunto muito delicado nas empresas de beleza e estética. Por que?  Pois se não for muito bem planejado e aplicado de maneira correta, pode destruir a empresa num “piscar de olhos bem maquiados”. A expressão marketing está inteiramente conectada com planejamento; planeja-se os produtos e serviços a serem comercializados, os preços a serem aplicados aos mesmos, a praça que é um mix de algumas variáveis a serem analisadas:  endereço da empresa, instalações do negócio,  mercado de atuação, clientes, concorrentes, fornecedores e parceiros  e a promoção, que significa todas as ações de vendas que possibilitem  a comercialização dos produtos e serviços ofertados pela empresa. Estes chamamos de 4 Ps  do Marketing: Produtos (serviços); Preços;  Praça  e Promoção. Agora que você já conhece o que é Marketing chegou a hora de visualizar a sua empresa estética nesse contexto. Quando pensamos em abrir um salão de beleza, ...